quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FUNDEB em Frontin, mas uma mentira...

Amigos,

Reproduzo abaixo a "ata" da reunião dos Profissinais da Educação Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin com o Prefeito Eduardo Paixão.

"Prezados colegas,

Estivemos reunidos com o Exmº. Sr. Prefeito Eduardo Paixão, em 10 de novembro de 2009 em seu gabinete, para discutir a seguinte pauta:

· Estatuto do Magistério e do PCCS (Plano de Carreira e Cargos e Salários) que de acordo com a lei 11.738 deverá estar pronto até o dia 31/12/09;
· Os triênios dos profissionais que trabalham há 15 anos e não recebem;
· A falta de informação sobre os valores pagos nos contracheques;
· FUNDEB;
· Vale-Transporte;
· Falta de informação e participação dos Profissionais da Educação nos Conselhos: FUNDEB e Conselho Municipal de Educação

ESCLARECIMENTOS DO PREFEITO E DESDOBRAMENTOS DA REUNIÃO:

Ficou marcado o 1º Encontro da Comissão para iniciar o processo de elaboração do Estatuto e do PCCS (Plano de Carreira e Cargos e Salários) para o dia 24/11 (terça-feira).

Cada escola deverá enviar um representante eleito;

O prefeito afirmou desconhecer o não pagamento dos triênios aos Profissionais que têm direito a esse benefício, nem a falta de discriminação dos valores no contracheuqe e os orientou a informarem através de ofício individual no Departamento Pessoal;

Quanto ao FUNDEB, o Sr. Prefeito informou que não pagou no ano passado pois ele assinou a carteira de todos os Profissionais da Educação e ultrapassou os 60% destinados à folha de pagamento. Para este ano, informou não ter previsão de pagamento;

Quanto ao Vale-Transporte, nos informou que devemos preencher uma declaração de próprio punho dizendo quanto gasta por dia de transporte até o trabalho e enviar ao D.P (Departamento Pessoal).

Comprometeu-se em dar transparência às ações dos Conselhos: FUNDEB e Conselho Municipal de Educação.

Faz-se necessário que nos organizemos antes para que os representantes levem as propostas para serem discutidas com a Comissão de elaboração do Estatuto e do PCCS."

  • Minhas explicações para os Professores:

Como devem ser aplicados os recursos do Fundeb?

Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição (os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio),
sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional) em efetivo exercício na educação básica pública (regular, especial, indígena, supletivo), e a parcela restante (de no máximo 40%), seja aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

É oportuno destacar que, se a parcela de recursos para remuneração é de no mínimo 60% do valor anual, não há impedimento para que se utilize até 100% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

Atenção Professores, entenderam o parágrafo acima? NÃO há limite de 60% para a remuneração de vocês não!!!

Só para início de conversa, o valor do FUNDEB de 2007 foi de mais de 1,9 Milhões de Reais. Vou colocar aqui as informações oficiais.

Então este história do prefeito dizer que não tem dinheiro para pagar os Professores os valores devidos não procede. Fora as questões da confusão do Regime de contratações.

Tem Professores "Estatutários" e Professores "Celetistas"! Então os Direitos são diferentes em alguns casos (ex. Triênio), mas não podem ser "retirados", ou seja, um Direito de um Professor Celetista como o vale-transporte não pode ser negado!!!

Uma Lei Federal, como a CLT não pode ser sobreposta por uma Lei Municipal. Uma Lei Municipal não pode "passar por cima" da Lei Federal.

Coloco aqui as informações do Conselho Municipal do FUNDEB de Frontin:

http://www.fnde.gov.br/cacs/index.php/lista_conselheiros

Dados Cadastrais do Conselho
Conselho do FUNDEB 04/05/2009 - Atual 24/04/2007 à 24/04/2009
CEP Endereço Complemento
26650000 Av. João Batista Ferrini Sobreloja 92
Centro RJ ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
Email: fundeb_epfrontin@yahoo.com.br
DDD Telefone: 24 2463-1108
DDD Fax: 24 2463-1108
Frequência reuniões: Mensal
Mandato: 24 Meses

Conselheiros do Fundeb:

Conselho Municipal de Educação
TITULAR Maria Cristina Souza da Rocha
SUPLENTE Monica Neves de Andrade Silva

Poder Executivo Municipal - Secretaria Municipal de Educação ou Órgão educacional equivalente
TITULAR Marilene de Fátima Sereno Fontes
SUPLENTE Livia Maria de Oliveira Raimundo

Estudantes da educação básica pública - Indicado pela Entidade de Estudantes Secundaristas
TITULAR Vilma da Silva Campos
SUPLENTE Fernando Moreira da Silva

Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas Públicas
TITULAR Zuleika Papa Alves
SUPLENTE Vera Lucia Berião Nascimento

Diretores das Escolas Básicas Públicas
TITULAR Maria Lúcia Rodrigues Ruhena
SUPLENTE Carmem Andrade da Silva

Professores da Educação Básica Pública
TITULAR Jane Borges Teixeira VICE-PRESIDENTE
SUPLENTE Sandra Maria Alves dos Reis Bertgs

Poder Executivo Municipal
TITULAR Valéria de Fatima Campos Machado
SUPLENTE Roseluci da Costa Campos Soares

Estudantes da Educação Básica Pública
TITULAR Ercílio Gomes da Silva
SUPLENTE Luiz Claudio de Almeida Laport Filho

Pais de Alunos da Educação Básica Pública
TITULAR Juscinete Braz de Oliveira Carvalho
SUPLENTE Paulo Roberto de Andrade Brum
TITULAR Sandra Regina da Silva Almeida
SUPLENTE Roberto Carlos Goulart

Representante do Poder Legislativo
TITULAR Alex Papa Alves PRESIDENTE
SUPLENTE Ricardo Cardozo Amancio

Valores do FUNDEF/FUNDEB de Frontin...

Seguem os valores do FUNDEF (2006) e FUNDEB (2007):

2006
FUNDEF: 1.716.179,54
Total Gasto com Educação: 4.811.264,77
Parecer assinado apenas pela presidente do Conselho Municipal do FUNDEF, Sra. Rita de Cássia Queiroz e sem a ATA da reunião que apreciou os documentos de prestação de contas de 2006 do Fundef.

2007
FUNDEB: 1.985.485,29
Total Gasto com Educação: 4.634.499,45
Não foi apresentado o parecer do Conselho Municipal do FUNDEB, depois o prefeito Eduardo Paixão apresentou o parecer assinado apenas pelo Presidente do Conselho, sem a assinatura dos demais membros.

Fonte: TCE-RJ (baixar as prestações de contas de Frontin de 2006 e 2007)

http://www.tce.rj.gov.br/main.asp?Team=%7BED403E37%2D0335%2D45BD%2DBCE7%2D4ABDF15A7506%7D

Conclusão:

O Conselho Municipal do FUNDEF em 2006 e FUNDEB 2007, ou não participou das reuniões ou pior, participou mas não assinou o Paracer Final enviado ao TCE-RJ.

Peço ao Presidente da Câmara, Vereador Alex Papa, que explique porque o TCE-RJ recebeu apenas os Pareceres dos Conselhos Municipais sem a assinatura de TODOS os membros.

Isso vai ser levado ao conhecimento do Ministério Público, pois pode ter havido o desvio de recursos do FUNDEF/FUNDEB, sem o conhecimento ou participação dos Conselheiros em 2006 e 2007. Isso é muito grave!!!

Aproveito para disponibilizar aos Professores o Manual de Fiscalização do FUNDEB da CGU:

http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/CartilhaOlhoVivo/Arquivos/Fundeb.pdf

Professores, não desistam de seus Direitos! Força nessa Luta!!!

Podem contar comigo nesta Fiscalização!

Abraços,

Leandro Carvalho

21 comentários:

  1. BOA NOITE

    sou funcionária da prefeitura de engenheiro paulo de frontin e estou me sentindo lesada, pois sou lotada como recreadora (onde dou suporte pedagógico a professora, pois fico em sala de aula). Gostaria de saber o porque do senhor prefeito não pagar nós que somos recreadores.Pois ligamos para o MEC e explicamos tudinho a eles e até eles entenderão que temos o direito de receber o FUNDEB. Todo ano tinha desculpas quando era FUNDEF, e sempre eles com uma desculpa para não pagar a gente, agora já FUNDEB e nada adiantou. Fica aki um desabafo de uma fúncionária mais uma vez lesada pelos roubos do nosso querido prefeito . Até breve prefeito.

    PS. Temos uma minuta onde diz todo funcinário que da apoio PEDAGÓGICO tem o DIREITO de receber o FUNDEB , então eu quero o meu é meu direito e dos meus companheiros de trabalho.

    QUE VERGOLHA PREFEITO

    ResponderExcluir
  2. Prezados Funcionários Públicos,

    A sua Luta é digna e verdadeira, não desistam!

    Já está na hora deste governo municipal tratar seus Funcionários com respeito.

    Estamos fazendo o possível para ajudá-los. Inclusive com a ajuda de alguns Vereadores que finalmente estão vendo que é chegada a hora de alguma ação de verdade!

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Leandro!!!!
    Estou começando a acreditar (com sua grande ajuda) que P.De Frontin vai começar a conhecer e obrigatoriamente praticar uma verdadeira valorização d todos os seus profissionais d educação.

    ResponderExcluir
  4. Sou uma recreadora com muitas dúvidas e incertezas que desejaria que fossem resolvidas.

    ResponderExcluir
  5. Prezado amigo, sei que posso lhe chamar assim já que tb sou desse maravilhoso municipio e amiga de todos como vc. Venho aqui postar minha indignação em relação a esses governantes. Bom, a começar pelos trabalhadores braçais tanto homem qto mulheres que merecem todo o nosso respeito mas que estes lhe são dados somente em épocas eleitorais; vale ressaltar que esses trabalhadores poderiam sim estarem lotados em escolas e outras dependencias da Prefeitura tendo em vista que estão respaldados por um decreto assinado pelo nosso prefeito; agora vem em pauta a questão das recreadoras e ou recreacionistas, tive acesso a um regimento da educação onde nele esta claro que estas podem e devem oferecer um suporte qdo solicitadas pelo professor em sala de aula, como sou de um relacionamento bem facil onde falo com todo mundo sem distinção, sei por elas claramente que fazem isso e até mesmo, cumprem 8h diarias dentro de sala onde tb fica claro que recreadoras podem oferecer esse apoio fora da sala de aula tb onde não fazem.Tive acesso a várias informações do MEC em relação a sobras dessa verba onde fica claro no art.22 que profissionais que oferem suporte pedagógico direto em exercício do docente, tem direito a essas sobras incluindo tb recreadoras, lógico, como toda lei não vem claro questão por isso basta a interpretação por parte das autoridades ou de quem faz a divisão desse montantetendo em vista que as mesmas oferecem esse suporte e até mesmo em determinados casos, assumem a turma.Deixo claro aqui minha indgnação onde eles querem sempre esta dentro da lei para não serem pegos pelo TCU ou pelo MP sendo que ao meu entendimento juridico, bastava a autoridade fazer essas divisões digna e depois caso algum orgão competente reclamar, entrar com um recurso dentro da lei incluindo o art.22. Com isso, vamos aguardar e deixar que se cumpra a lei até pq lei nenhum vem dismiussada de facil entendimento e sim deve ser interpretada.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Estarei cobrando dos Vereadores e do Prefeito uma posição concreta sobre o FUNDEB em Frontin.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Blog!

    è de pessoas assim que o Brasil precisa!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal de Analândia, muito obrigado! Se eu puder ajudar em alguma coisa é só dizer.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Engenheiro Paulo de Frontim é o município do Estado do Rio de janeiro que paga o menor salário aos Profissionais da Educação. O Professor ganha um salário mínimo.
    A Prefeitura não investe nenhum centavo da sua arrecadação(25% nos municípios)para o pagamento desses profissionais, que são remunerados somente a verba federal do FUNDEB (60% para professores e 40% demais Profissionais da Educação) que é o "mínimo" estabelecido pelo Governo Federal. Além disso, a Prefeitura não paga o vale transporte, que é um direito garantido por lei, visto que o Regime é Celetista. Quem não mora no município ainda precisa tirar dinheiro de passagem, o que sobra? É revoltante isso, porque ganhamos pouco e ainda precisamos tirar dinheiro de passagem.
    Os recreadores não receberam o resíduo do FUNDEB nesse fim de ano. O Prefeito alegou que a lei não deixa claro que eles têm direito. A lei diz que os " profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência" têm direito, quem são esses? A faxineira?
    Devemos recorrer a justiça, pois já percebemos que ali não tem diálogo, o regime ainda é Coronelista, infelizmente...

    Parabéns pelo blog! Esse é um espaço precioso de troca de informações e idéias... é uma pena que às vezes nem todo mundo tenha acesso. E o povo tb precisa saber dessas coisas, pais de alunos, alunos, moradores da região, funcionários da Prefeitura...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sou funcionária Pública da Prefeitura de Engº Paulo de Frontin e gostaria de saber se o Plano de Cargos Salário será para todos os cragos ou somente para a Educação.

    Abraços....

    ResponderExcluir
  11. Prezada Funcionária de Frontin,

    O problema é grande pois nem os Profissionais da Educação tem o Plano de Cargos e Salário conforme informado no início deste post:

    · Estatuto do Magistério e do PCCS (Plano de Carreira e Cargos e Salários) que de acordo com a lei 11.738 deverá estar pronto até o dia 31/12/09;

    Se algum dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Frontin puderem nos informar como ficou esta situação ficaremos muito gratos.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia !
    Até o momento o Plano de Cargo Salário ainda não foi implantado, segundo soube o projeto está na Câmara.
    Estamos aguardando...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Ola,
    Sou do municipio de Jaú/SP, e até agora a prefeitura não apresntou o Estatuto, nem esclareceu duvidas sobre o enquadramento das recreadoras.

    ResponderExcluir
  14. OI !!!!
    GOSTARIA DE SABER A QUANTAS ANDA OS ASSUNTOS DA PALTA CONVERSADA COM O PREFEITO,COMO:PLANO D CARREIRA DO PROFESSOR , VALE TRENSPORTE,A FALTA D INFORMAÇÕES NO CONTRACHEQUE.
    pARABÉNS lEANDRO PELA FORÇA Q VC TEM DADO AOS FUNCIONÁRIOS D PAULO DE FRONTIN

    ResponderExcluir
  15. Prezados,

    Até o momento o prefeito Eduardo Paixão não cumpriu sequer um dos itens solicitados e prometidos em 2009!!!

    Seguem os pedidos feitos em 10 de nov de 2009!!!

    Reunião dos Profissionais da Educação com o Prefeito:

    Prezados colegas,

    Estivemos reunidos com o Exmº. Sr. Prefeito Eduardo Paixão, em 10 de novembro de 2009, em seu gabinete, para discutir a seguitne pauta:

    · Estatuto do Magistério e do PCCS (Plano de Carreira e Cargos e Salários) que de acordo com a lei 11.738 deverá estar pronto até o dia 31/12/09;
    ·
    . Os triênios dos profissionais que trabalham há 15 anos e não recebem;
    .
    · A falta de informação sobre os valores pagos nos contracheques;
    ·
    . FUNDEB;
    ·
    . Vale-Transporte;
    ·
    . Falta de informação e participação dos Profissionais da Educação nos Conselhos: FUNDEB e Conselho Municipal de Educação.

    Agora pergunto: Quais foram atendidos pelo Prefeito Eduadro Paixão???

    Aguardo a resposta...

    Abraços,

    Leandro Carvalho
    21-8141-3247

    ResponderExcluir
  16. Leandro, boa noite!
    Você tem como me informar sobre o valor da hora-aula dos professores do município?
    Pois fui chamado recentemente para assumir uma matrícula.
    Desde já meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  17. Caro Leonardo!!!
    Sou recreadora concursada desde 1998 em Floresta interior do sertão pernambucano, num total de 31, não somos valorizadas e apesar de algumas tentativas para solucionar o problema junto ao poder executivo, somos feitas bolinha de gude. Gostaria de uma luz. o que fazer, quais os ógãos mais elevados para procurar, como denunciar, a quem? Por favor nos ajude!!!
    contato: neusasandra.pereira7@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Prezada Neusa,

    Vou enviar em breve algumas dicas de como além de fiscalizar, denunciar o mal uso do Fundeb caso esteja ocorrendo em seu município.

    At.,

    Leandro F. Carvalho

    ResponderExcluir
  19. Estamos vivendo a mesma coisa que Magé.

    ResponderExcluir
  20. Estamos finalizando 2011 e até o presente momento nadfa de FUNDEB em Paulo de Fronten

    ResponderExcluir
  21. Vejam que publiquei este artigo em 2009 e até agora nada de um Fundeb justo, transparente e bem fiscalizado em Frontin...

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir