quarta-feira, 22 de julho de 2009

Verbas e Royalties acabam em Canil, de novo...

Amigos,

Mais uma vez o melhor amigo do homem acaba na primeira página dos Jornais!!! Pena que não foi por uma boa causa e sim porque o "bicho homem" aprontou mais uma...

Fonte: O Globo (Domingo, 19 de Abril de 2009):







O amigo Zel publicou em seu blog uma excelente charge sobre o assunto:



Primeiro foram os Royalties do Petróleo desperdiçados em Eng. Paulo de Frontin-RJ, agora são verbas da Petrobras para empresas com endereços no mínimo suspeitos.

Fonte: O Globo (Domingo, 21 e 22 de Julho de 2009):





Realmente o Estado do Rio de Janeiro deve estar atento à questão do novo marco exploratório do Petróleo na Camada Pré-Sal, poderemos perder grandes recursos financeiros para os municípios como Eng. Paulo de Frontin-RJ e outros no RJ.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: Quem vai Fiscalizar a utilização e aplicação dos Royalties do Petróleo??? Hoje a situação está já complicada, vejam quem hoje é responsável:

- No Municípios, os Vereadores deveriam Fiscalizar dia-a-dia a real utilização deste importante recurso financeiro, que como sabemos é finito. Nem sempre é o que acontece, principalmente em Câmaras de Vereadores submissas ao Prefeito.

- Os Tribunais de Contas Estaduais devem fiscalizar a utilização somente após sua utilização, o que é muito ruim pois só poderá descobrir o problema obviamente depois do recurso já desviado. Em certos casos ainda pode ser pior, pois o TCE-RJ hoje não Fiscaliza como deveria os recursos dos Royalties gastos pelos Municípios. Basta ir no site do TCE-RJ e "baixar" o Relatório de Prestação de Contas do seu Município e procurar a Seção que fala sobre Royalties, não se espantem mas quando há alguma informação, trata apenas de valores superficiais e não efetivamente o que o Município fez com os Milhões recebidos dos Royalties.

Bem, com o quadro acima nada satisfatório, só resta ao Cidadão tentar fazer a sua parte, que é frequentar a sua Câmara de Vereadores semanalmente e buscar informações sobre as Verbas recebidas pelos Municípios nos vários sites hoje existentes que colocarei mais abaixo.

Também é muito importante que os Cidadãos procurem, quando houver indícios de má gestão de Verbas Públicas, o Ministério Público Estadual ou MP Federal e também a Imprensa. É muito importante o trabalho da Imprensa Livre no Brasil, sem ela ficaríamos "cegos" em um país de "raposas e águias".

Abraços,

Leandro Carvalho

Mais Informações em:




Links úteis para Fiscalizar:






4 comentários:

  1. Lendro aqui e o ZEL (Zé Luiz) cartunista do Blog Zel humor (www.zelhumor.blogspot.com).Fiquei feliz pelo comentário que fez no meu blog sobre a charge “Vida de Cão”. Mais vejo que o assunto ainda anda esta muito atual, mais acho que tem mais “RATOS” roendo a “RAÇÃO” do que o cachorro. Caso o amigo necessite dos serviços deste cartunista( que também fiscaliza denotando através de charge e cartum as mazelas do poder) pode contar comigo.
    Um grande abraço!
    Zel.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!
    Vou postar parte de sua matéria no meu blog, ok?
    Um abraço,
    LMD

    ResponderExcluir
  3. Fazendo as contas dá 19 reais por mes para cada cachorro. Não consigo ver onde está o absurdo aí.

    Decerto você acha melhor matar 70 criaturas inocentes pra economizar irrisórios mil reais por mês... um funcionario apadrinhado que eles mandarem embora já economizam isso.

    Indignação só é bom em doses saudáveis e direcionadas para onde realmente está o problema.

    ResponderExcluir
  4. Querido Amigo,

    A coisa é um pouco mais complicada, explico:

    1 - defendo com unhas e dentes a proteção aos animais.

    2 - a questão é que não se pode utilizar uma verba pública sem que exista uma Lei Municipal que autorize a utilização da mesma.

    3 - o pior é que não existe o tal Canil Municipal, entende? Trata-se de um morador de bom coração que recolhe e cuida dos animais sozinho.

    Moral da história:

    Ajudar aos animais ou mesmo pessoas (que eu acho mais importante) é uma coisa boa, mas não podemos por isso utilizar o Dinheiro Público que é de todos nós de qualquer maneira, sem controles e sem Leis.

    Hoje foi para os animais, amanhã pode ser para "ajudar" um "amigo" do prefeito...

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir