segunda-feira, 12 de março de 2012

Fechamento do Hospital Nelson Salles em Frontin-RJ


Pessoal, as notícias não são nada boas infelizmente. Hoje tomei conhecimento que o HNS está para fechar suas portas, infelizmente é uma coisa que poderia ter sido evitada há muito tempo e a prefeitura deixou rolar.

Não estou aqui para fazer uso político de uma coisa tão ruim porque todos nós podemos precisar de um atendimento de emergência, mas a partir de sábado, dia 17 de março, será um dia infeliz para Paulo de Frontin quando o HNS fechar suas portas.

Eu esperava que pela última reunião que tive com o Jorge Baiano, as coisas ainda pudessem ser revertidas, mas depois de uma conversa agora à noite com o Dr. Mario, Diretor do HNS, fiquei sabendo que a realidade é bem pior que nós todos pensávamos.

Para esclarecer seria necessário um texto muito longo, mas para explicar de uma forma mais simples, tentarei colocar aqui uma coisa que todos possam entender.

1 – O HNS é uma “entidade privada”, administrada por uma “entidade sem fins lucrativos”, a Irmandade dos Pobres. As verbas hoje destinadas ao pleno funcionamento do “atendimento de emergência” do HNS são insuficientes para manter o HNS funcionando segundo sua Direção.

2 – O “atendimento emergencial” de “portas abertas”, hoje oferecido pelo HNS é de obrigação da Prefeitura, uma vez que é obrigação de todo município o chamado “pronto atendimento”. Só para vocês terem uma ideia de valores, a Área de Saúde de Frontin “investiu” cerca de R$ 8.400.000,00 (oito milhões e quatrocentos mil reais) só no ano de 2010 (dados oficiais). Nos custa acreditar que não temos dinheiro suficiente para atender a Saúde em Frontin de forma correta.

3 – O “atendimento emergencial” 24 horas e 7 dias na semana, é hoje prestado pela Prefeitura no Posto de Saúde que fica em Morro Azul, no 3º Distrito e será em Morro Azul que todos nós teremos que buscar “atendimento emergencial” durante o dia ou a noite em Frontin, após o fechamento do HNS.

4 – A Prefeitura, e consequentemente o Prefeito Eduardo Paixão, tem total responsabilidade pelos acontecimentos, os quais foram avisados e já sabiam que iriam acontecer. Acredito que a Câmara de Vereadores que acompanhou tudo isso ao longo de anos, deverá tomar uma medida mais séria e efetiva contra o Prefeito, pois estaremos deixando a população de Frontin em uma situação de risco de morte por falta de atendimento e isso é muito sério.

5 – Continuo, assim como vários Frontinenses de bem, à disposição do HNS e da Irmandade dos Pobres para buscar ajudar de alguma forma naquilo que seja possível para cada um de nós. Acredito que daqui para frente somente uma ação firme da Câmara de Vereadores e do Ministério Público, é que poderá resolver este grave problema que vamos passar após o fechamento do HNS.

Abraços,

Leandro Carvalho

7 comentários:

  1. Sou funcionaria do HSN, estou muito triste com, a situação atual mais acredito, que tudo será resolvido da melhor maneira possivel, pois como ficamos sem nosso emprego, será que ninguem vai, se mobilizar par resolver essa situação.
    Pois é uma vergonha o nosso HOSPITAL fechar as portas.

    ResponderExcluir
  2. Amigos,

    Tenho certeza que agora que o problema foi colocado publicamente para todos, os responsáveis vão finalmente buscar uma solução final.

    Não dá para a prefeitura que tem o dever e a obrigação de prestar o "Atendimento de Emergência" no 1º Distrito (centro) ficar colocando a carga toda em um hospital que já se provou estar com problemas de Administração.

    Vamos separar os assuntos, uma coisa é a dificuldade financeira que vem passando o hospitali, e outra coisa é a verdadeira responsabilidade do município em prestar atendimento médico aos moradores.

    São duas coisas muito diferentes!

    Vamos aguardar o resultado da reunião de hoje (quinta 15/03) para ver as respostas de todos os lados: HNS, Prefeitura e Câmara.

    Espero de coração que se chegue a uma solução!

    Obs: Ao amigo/a que escreveu uma mensagem para ser publicada aqui neste tópico, só não vou publicar do jeito que está porque não acho correto falar de pessoas (mesmo que eu esteja contra) sem você se identificar. Se quiser escrever de novo e colocar seu nome eu publico, ou então envie novamente sem o comentário com indicação das pessoas.

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Pequeno desabafo:

    Gostaria de saber se vocês acharam que o alerta que fiz na segunda-feira passada foi irresponsável ou uma atitude política como alguns quiseram fazer entender?

    Agora posso dizer que fiquei feliz porque quando alertei a população, todos puderam ao seu modo, participar de um debate honesto e aberto à todos e não em salas com portas fechadas.

    Agora está aí provado que o que divulguei de forma honesta e responsável era verdade.

    Cada cabeça uma sentença...

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir
  4. É realmente preocupante o que esta acontecendo no município de ENG PAULO DE FRONTIN , por toda a área do município o que
    se houve é queixa sobre a má administração municipal. Pois há muito o poder executivo deixou o município acéfalo,
    pois o que se vê hoje em é uma cidade de vários prefeitos. Todo secretário, ou porque não dizer todo individuo que se acha como "autoridade" municipal quer ditar o que deve ser feito e como deve ser feito
    no município, ou seja uma cidade sem administração, ". É inadmissível que uma cidade de passado tão rico, se veja hoje na
    contramão do progresso. Pois não existe uma política voltada para a tríade essencial em toda comunidade decente
    desse País, que é : Educação, Saúde e Segurança.
    O que vemos no município são os jovens tendo que deslocar-se para a cidade de VASSOURAS, ou municípios vizinhos para
    cursarem faculdades, pois os políticos locais não tem força ou interesse para trazer um campus universitário para ENG PAULO DE FRONTIN ,
    , vemos as velhas formas de "Exportação" de doentes , pois o Hospital Municipal mal parece um postoMedico e agora falam Em fechar o HOSPITAL NELSON SALLES
    , é mais viável transportar o doente para os grandes centros do que equipar o Hospital para atender com
    dignidade a população Frontinense. No que toca a saúde pública da maneira que esta
    é, humanamente impossíve prestar um serviço de qualidade, me pergunto porque será que, de ENG PAULO DE FRONTIN ,
    será que os POLITICOS ainda pensam que vivemos
    no tempo que se prendia cachorro com linguiça, os tempos mudaram senhores POLITICOS é necessário pensarmos com
    a mentalidade de século XXI.
    foi pra isso que o Sr. Foi eleito para ADMINISTRAR a cidade. Se for necessário mudanças, que elas aconteçam,
    mas não se demore em tomar ou buscar soluções, pois a população frontinense, não é boba, e sabe cobrar ,afinal ADMINISTRAR saber ouvir o POVO !

    ResponderExcluir
  5. cou apenas repassar parte da postagem acima que vai de encontro ao que eu penso.
    Teresa.

    uma cidade sem administração, ". É inadmissível que uma cidade de passado tão rico, se veja hoje na
    contramão do progresso. Pois não existe uma política voltada para a tríade essencial em toda comunidade decente
    desse País, que é : Educação, Saúde e Segurança.[2]

    ResponderExcluir
  6. E aí Leandro, como se desenrolou essa situação? Vocês nascidos em Rodeio, deveriam tomar a frente desse problema. Reunam-se, conversem e participem das assembléias do Hospital. Não é possível que a péssima administração prejudique a cidade toda. O Hospital é privado, mas é mantido pela Irmandade do pobres. Viveu muitos e muitos anos de seus benfeitores e de doações. Vocês participam como sócios? Então saiam da zona de conforto e não permitam que meia dúzia de indivíduos, que não sei e nem quero saber os nomes, fechem essa instituição. Isso poderá custar a vida de um ente querido. Para mim que moro em São Paulo é muito simples, Estou cercada de excelentes hospitais e tenho o privilegio de em quinze minutos chegar ao EINSTEN que é sem duvida o melhor hospital da América Latina, mas em quanto tempo vcs chegam a Vassouras, Rio ou Paracambi? Mais uma coisa, me manda o novo estatuto do Hospital, quero dar uma olhadinha. Faça essa moçada participar desse problema. Se precisarem algo na esfera Federal, me digam como posso ajudar. Abraco

    ResponderExcluir
  7. Oi Regina,

    Concordo com você, só para lhe informar: eu sou um dos sócios contribuíntes e até iria colocar uma chapa para participar da eleição de uma nova diretoria ano passado.

    Infelizmente (ou felizmente), assim como você, ganho minha vida fora de Frontin. Passo quase a semana toda no Rio trabalhando e não tenho muito tempo neste momento para ajudar na gestão do HNS, coisa que faria até como voluntário como já me coloquei várias vezes mas até agora ninguém do HNS me chamou para nada.

    Fiz uma reunião com o Tesoureiro do HNS para saber o que estava acontecendo e buscar saídas antes da semana da notícia do "fechamento", o que graças a Deus acabou ainda não acontecendo. A Pergunta é: até quando vai continuar assim? Para mim está claro que a atual dieretoria deveria entregar os cargos e fazer uma nova eleição.

    Já me coloquei à disposição de fazer parte do Conselho Fiscal, aliás Conselho este que sequer se reune ou funciona, como pode????

    Hoje a sociedade em Frontin está muito apática e praticamente não toma frente de nada, ficando apenas reclamando disso ou daquilo. Como pode ver neste blog, eu já venho fazendo um trabalho voluntário de Fiscalização do Dinheiro Público há alguns anos e nunca tive um reconhecimento por parte de quem deveria fazê-lo, os Vereadores.

    Quando falo "reconhecimento" não falo de "prêmios ou títulos", mas falo de reconhecimento em buscar um trabalho de parceria com a Câmara de Vereadores, coisa que sempre me coloquei à disposição mas que nunca fui procurado pelos mesmos.

    Como pode ver, trata-se de um jogo de "gatos e ratos", pois quem deveria Fiscalizar não faz, quem deveria Executar não faz, e o povo que deveria reclamar e votar melhor troca seu voto por um saco de cimento ou coisa parecida...

    O quadro é esse, infelizmente. Ainda tenho um pingo de esperança que tudo isso mude, por isso estarei participando da política em Frontin de uma forma mais ativa. Cansei de apenas participar como Cidadão e não ver nada acontecer pela atitude dos políticos atuais.

    Tudo que fiz está aí no blog para quem quiser ler, entender e aprender o que acontece em quase todos os mais de 5.500 municípios no Brasil.

    Eng. Paulo de Frontin é uma pequena "república" que bem explica porque o Brasil é o que é...

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir