segunda-feira, 13 de abril de 2009

Concurso Público em Frontin: Verdades e Mentiras...

No final de 2008, logo após as eleições municipais, fomos surpreendidos pelo anúncio da realização do Concurso Público em Eng. Paulo de Frontin-RJ.

Pelo que sabemos até o momento, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP), foi contratado sem licitação e realizou as provas entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2008.

Conforme todos sabemos em Frontin, a prefeitura é o maior “empregador” no município, conseguindo “empregar” mais pessoas que uma fábrica de porte médio como a Látex Lemgruber que hoje parece empregar apenas cerca de 300 pessoas ou menos.

Só para se ter uma idéia, a prefeitura “emprega formalmente”, cerca de 500 pessoas e “emprega informalmente”, entre 1.000 a 1.500 pessoas segundo uma avaliação inicial, chegando a um número de cerca de 2.000 pessoas.

O Termo “empregar informalmente”, significa que as pessoas não fizeram concurso público e estão recebendo através de serviços prestados ou através de outras formas que serão em breve objeto de investigação (Royalties do Petróleo por exemplo).

Até o momento nenhum candidato classificado foi chamado ou mesmo existe uma data definida para que sejam chamados. Conforme informado no Edital do concurso, o prazo de validade do mesmo é de 2 anos, prorrogável pelo mesmo período, ou seja, pode-se esperar até 4 anos para ser convocado em Paulo de Frontin.

Vejam que as desculpas por não convocar os classificados poderiam ser:

1 - não há dinheiro para pagar os novos salários.

2 - não há vagas necessárias no momento.

Mas infelizmente seriam duas mentiras, porque:

 1 - o dinheiro (verba) existe, pois existem os contratados sem concurso trabalhando neste momento.

 2 - as vagas dos concursados são necessárias, até porque estão trabalhando atualmente na prefeitura mais de 1.000 pessoas sem concurso público em Frontin.

Portanto, para poder convocar os classificados no concurso, a prefeitura será obrigada a "demitir" mais de 350 pessoas que pertencem à várias famílias Frontinenses que com certeza pela falta de oportunidades de emprego e renda no município, farão parte do cada vez maior número de desempregados em meio à crise econômica mundial que vivemos atualmente.

 As vagas oferecidas no concurso público, conforme edital fornecido no site do IPDEP, são no total de 357.

172 de Nível Elementar

8 de Nível Fundamental

113 de Nível Médio

64 Nível Superior

 Última notícia:

CPI apura mais uma prefeitura

São João da Barra participou de fraudes no TCE, segundo denúncias de ex-secretário municipal de Meio Ambiente

POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO – O DIA – 09/04/2009

Rio - A Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, pode estar envolvida no esquema de fraudes investigado pela Polícia Federal (PF) no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A suspeita começou a ser investigada ontem pela CPI da Assembleia Legislativa (Alerj) que investiga o caso, após depoimento do ex-secretário de Meio Ambiente da cidade, Alcides da Silva Santos. Ele denunciou várias irregularidades na prefeitura e acusou o tribunal de ter feito vista grossa para os fatos.

Segundo Alcides, conselheiros do TCE teriam sido beneficiados com indicações de assessores para cargos de confiança na prefeitura. Um dos casos foi o do ex-secretário municipal de Fazenda Seni Antonio Rippel Junior. Funcionário do TCE, Seni era assessor de Jonas Lopes, um dos três conselheiros do TCE indiciados pela PF no caso — os outros são José Nader e José Graciosa. Seni ocupa hoje cargo em Campos, administrada por Rosinha Garotinho. Foi o marido dela, o ex-governador Anthony Garotinho, quem nomeou Jonas Lopes para o TCE.

A Prefeitura de São João da Barra também teria contratado, sem licitação, a ONG Ipdep, comandada por Mario Victor Goulart, apontado como sócio do deputado estadual José Nader Filho (PTB). Nader também foi indiciado pela PF por participação no esquema.

“Está claro que, além do Grupo SIM (empresa acusada pela PF de envolvimento nas fraudes), outros institutos estão envolvidos com o TCE”, disse a presidente da CPI, Cidinha Campos (PDT). Ela pediu a quebra dos sigilos telefônico e bancário de Seni Antonio, de Mário Victor Goulart e da mulher dele, Amelia Cristina.

A assessoria da Prefeitura de São João da Barra não retornou as ligações para comentar as denúncias. A CPI encaminhou à Mesa Diretora da Alerj relatório preliminar propondo afastamento dos conselheiros Nader, Lopes e Graciosa, além da cassação do deputado José Nader Filho.

11 comentários:

  1. Acho que vão começar a chamar os concursados mas como vai chamar se os funcionários concursados em 1999 até hoje não recebem seus benefícios de direito como vale transporte. Claro que alguns funcionários que tem acesso direito ao Prefeito tem o benefício. Coitado então desses que vão entrar agora

    ResponderExcluir
  2. Diante de uma situação que venho passando, lendo sobre este acontecimento vejo como nossos direitos são burlados. Eu prestei concurso em Embu das Artes em 2006, no edital foram abertas 100 vagas para monitor de aluno. passei na prova e consegui uma colocação, o concurso ja foi prorrogado e até agora não tenho nenhuma garantia desta vaga, e não sei a quem recorer para poder ter esta garantia,se é que temos a quem recorrer... situação difícil né?

    ResponderExcluir
  3. Amigo de Embu das Artes,

    Fiz uma pesquisa na internet e descobri o site com as informações do concurso (edital) e o site da Ouvidoria da prefeitura, talvez ajude em alguma coisa:

    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/79205

    http://www.embu.sp.gov.br/secretarias/Controladoria.php

    Vale lembrar que com base no edital, você pode procurar um advogado de sua confiança e solicitar que pelo menos ele consiga informações da prefeitura de forma amigável, talvez seja possível resolver sua situação sem um processo formal.

    Boa sorte e se eu puder ajudar mais me avise.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Meu Camarada Leandro

    A Ditadura Militar acabou, só que em Engº Paulo de Frontin continua com o ooronel, está se transformando na Venuzuela, nos temos o Hugo Chavez na nossa cidade.ele que ficar eternamente na Prefeitura.mais estaremos do outro lado lembrando ao coranel que há "DEMOCRACIA" e que vamos construir a "NOVA FRONTIN".

    Nelson Pernasetti

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer se a Prefeitura não convoca os candidatos aprovados, que é um ato que compete a ela, exclusivamente, a instituição organizadora é que é culpada? Se o Ministério Público exige que se faça o concurso para acabar mesmo com os funcionários temporários. Fiz o concurso, senti seriedade e organização no trabalho realizado pela Instituição . Agora, a prefeitura deve assumir o seu papel: convocar os candidatos classificados. É muito fácil justificar os erros colocando a culpa nos outros.

    ResponderExcluir
  6. O IPDEP É UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS E PODE REALIZAR CONCURSOS COM DISPENSA DE LICITAÇÃO.
    DR. MARCOS VIEIRA

    ResponderExcluir
  7. Prezados Anônimos,

    Em nenhum momento foi dito neste Post que a culpa pela não convocação dos concursados aprovados é do IPDEP. Todos sabemos que é responsabilidade da prefeitura de Frontin.

    A questão do IPDEP ser escolhido para a realização do concurso público de Frontin já está sendo investigada pela autoridade competente. Apenas informei como foi feito o processo, ou seja, sem Licitação.

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Queremos saber por que a prefeitura de engenheiro paulo de frontin convocou os funcionários contratados e não os concursados pois estamos aguardando um decisão se fosse para contratar não seria necessário o concurso.

    ResponderExcluir
  9. Amigos,

    É por este motivo que o Ministério Público tem que acompanhar o processo de convocação dos Funcionários Públicos que foram classificados no Concurso Público.

    Estarei em contato com o MP-RJ no início de Fevereiro para tratar deste assunto.

    Quem quiser acompanhar e participar para garantir seu direito de trabalhar na prefeitura de Frontin pode me contactar no email e telefone abaixo.

    Abraços,

    Leandro Carvalho
    leandrofcarvalho@hotmail.com
    21-8141-3247

    ResponderExcluir
  10. passei no concurso de monitor de alunos em 2006, seriam 100 vagas no edital, passei na classificação nº74º, quando vocês irão chamar novas turmas, pois em 2011 vai caducar esse concurso?

    ResponderExcluir
  11. Amigo,

    Sugiro que você entre em contato com a prefeitura de Frontin:

    http://www.governo.rj.gov.br/municipal.asp?M=24

    Secretaria Municipal de Administração Geral
    Secretário(a): Jeovani da Costa Carreiro
    Email: pmepf.pessoal@ig.com.br
    Praça Roger Malhardes, 75
    Centro, Engenheiro Paulo de Frontin
    RJ, Brasil 26.650-000
    Telefone(s): (24) 2463-1108
    Fax: (24) 2463-1108

    Abraços,

    Leandro Carvalho

    ResponderExcluir