quarta-feira, 22 de julho de 2009

Verbas e Royalties acabam em Canil, de novo...

Amigos,

Mais uma vez o melhor amigo do homem acaba na primeira página dos Jornais!!! Pena que não foi por uma boa causa e sim porque o "bicho homem" aprontou mais uma...

Fonte: O Globo (Domingo, 19 de Abril de 2009):







O amigo Zel publicou em seu blog uma excelente charge sobre o assunto:



Primeiro foram os Royalties do Petróleo desperdiçados em Eng. Paulo de Frontin-RJ, agora são verbas da Petrobras para empresas com endereços no mínimo suspeitos.

Fonte: O Globo (Domingo, 21 e 22 de Julho de 2009):





Realmente o Estado do Rio de Janeiro deve estar atento à questão do novo marco exploratório do Petróleo na Camada Pré-Sal, poderemos perder grandes recursos financeiros para os municípios como Eng. Paulo de Frontin-RJ e outros no RJ.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: Quem vai Fiscalizar a utilização e aplicação dos Royalties do Petróleo??? Hoje a situação está já complicada, vejam quem hoje é responsável:

- No Municípios, os Vereadores deveriam Fiscalizar dia-a-dia a real utilização deste importante recurso financeiro, que como sabemos é finito. Nem sempre é o que acontece, principalmente em Câmaras de Vereadores submissas ao Prefeito.

- Os Tribunais de Contas Estaduais devem fiscalizar a utilização somente após sua utilização, o que é muito ruim pois só poderá descobrir o problema obviamente depois do recurso já desviado. Em certos casos ainda pode ser pior, pois o TCE-RJ hoje não Fiscaliza como deveria os recursos dos Royalties gastos pelos Municípios. Basta ir no site do TCE-RJ e "baixar" o Relatório de Prestação de Contas do seu Município e procurar a Seção que fala sobre Royalties, não se espantem mas quando há alguma informação, trata apenas de valores superficiais e não efetivamente o que o Município fez com os Milhões recebidos dos Royalties.

Bem, com o quadro acima nada satisfatório, só resta ao Cidadão tentar fazer a sua parte, que é frequentar a sua Câmara de Vereadores semanalmente e buscar informações sobre as Verbas recebidas pelos Municípios nos vários sites hoje existentes que colocarei mais abaixo.

Também é muito importante que os Cidadãos procurem, quando houver indícios de má gestão de Verbas Públicas, o Ministério Público Estadual ou MP Federal e também a Imprensa. É muito importante o trabalho da Imprensa Livre no Brasil, sem ela ficaríamos "cegos" em um país de "raposas e águias".

Abraços,

Leandro Carvalho

Mais Informações em:




Links úteis para Fiscalizar:






sábado, 11 de julho de 2009

"Cadê o Desenvolvimento Econômico de Eng. Paulo de Frontin???"



Amigos Frontinenses,

A situação econômica de nosso município está cada vez pior, nossa última Indústria de maior porte, a Látex Lemgruber, está cada dia mais próxima de encerrar suas atividades em Frontin. A Lemgruber que nos bons tempos chegou a empregar mais de 500 ou 600 Empregados Diretos, hoje emprega cerca de 200 pelas últimas informações que recebi.

Espero do fundo do coração que todas as evidências que estão sendo divulgadas sejam revertidas e que seja possível a permanência desta tão importante fonte de Emprego e Renda em Frontin.

Vejam as últimas informações no site oficial da Prefeitura de Paraíba do Sul:

http://www.paraibanet.com.br/principal.php?pagina=noticias&noticia=noticias/mostra&id=723

A manchete da reportagem diz: "Gil Leal visita obras de duas indústrias que devem gerar cerca de 460 empregos em Paraíba do Sul"

Vejam que Paraíba do Sul terá a geração de mais de 400 Empregos!!! Agora pergunto porquê???


Será que o Secretário de Desenvolvimento Ecônomico de Frontin não pode fazer nada a respeito deste absurdo? E o Prefeito Eduardo Ramos que em seu Plano de Governo apresentado durante sua campanha eleitoral prometia a Implantação de um "Pólo de Látex" em Frontin???

A coisa está ficando cada vez pior em Frontin na questão do Emprego e Renda. Eu posso dizer isso pois tive meu primeiro emprego de carteira assinada pela Indústria Ferrini, já fechada; pela própria Indústria Lemgruber e também trabalhei na também já fechada Indústria Adrianino (carregando os containers para exportação e depois na gráfica). Meu avô Antônio Ferreira trabalhou e se aposentou pelo Ferrini, quantos de vocês e seus parentes entendem do que estou falando?

Então pergunto, se com as mudanças econômicas mundiais que é claro, nenhum prefeito tem responsabilidade, porque a prefeitura não se preparou buscando alternativas para Frontin? Buscando novas Indústrias e Negócios que pudessem substituir as Indústrias fechadas e a utilização de seus excelentes espaços já existentes???

Eu tenho um nome para isso: "Descaso!!!". Sim, porque vejam se algum dos que hoje estão no poder em Frontin dependem de Emprego ou seus filhos estudam em Frontin? Não, nenhum deles, inclusive muitos Secretários Municipais não são de Frontin e muito menos residem em Frontin, um absurdo!

Me pergunto até quando os Frontinenses vão assistir tudo isso sentados e sem fazer nada?

Coloco aqui os endereços e telefones dos responsáveis para que vocês possam pelo menos cobrar uma resposta:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Economico, Trabalho e Renda e Agricultura
Secretário: Alternato Alves da Freitas
Rua Salles Jorge, nº 27 - 2º Pavimento
Centro, Engenheiro Paulo de Frontin
RJ, Brasil 26.500-000
Telefone(s): (24) 2463-2823

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
Endereço: Praça Roger Malhardes, 75 - Centro
Telefone(s): 2463-1108
Estrutura da Prefeitura Municipal:
Prefeito: Eduardo Ramos da Paixão
Vice-Prefeito: Marco Aurélio Sá Pinto Salgado
Chefe de Gabinete: Jurandy Barbosa da Paixão

Abraços,

Leandro Carvalho
leandrofcarvalho@click21.com.br
21-8141-3247